quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Datafolha: João da Costa segue na frente com 46%


A nova rodada de pesquisa de intenções de voto para prefeito do Recife, publicada hoje, pelo Instituto Datafolha, mostra um quadro semelhante às últimas avaliações, mesmo após a determinação da inelegibilidade de João da Costa (PT). O petista segue na dianteira, com 46%, dois pontos percentuais a menos do resultado obtido em pesquisa realizada nos dias 17 e 18 de setembro. Logo em seguida está Mendonça Filho (DEM), que caiu os mesmos dois pontos, saindo de 24% para 22%. Ambos os números estão situados na margem de erro (três pontos para mais ou para menos).

Raul Henry (PMDB), com 11%, aparece, mais uma vez, à frente de Cadoca (8%). Kátia Telles (PSTU) e Edílson Silva (PSol) aparecem com 1%, enquanto Roberto Numeriano não alcança este percentual.

Se forem computados os votos válidos, João da Costa aparece com 52%, frente 25% de Mendonça, 13% de Raul e 9% de Cadoca. Com esses resultados, não se pode precisar, ao certo, o resultado do pleito do próximo domingo. Dada a própria margem de erro da pesquisa e a curta diferença dos mesmos três pontos entre o petista e a soma dos demais adversários, o clima de indefinição é latente.

Apesar das intenções serem bastante semelhantes às pesquisas anteriores, um novo aspecto chamou atenção. Como era de se esperar, a rejeição ao candidato petista cresceu após as acusações de uso da máquina pública. Antes, Costa era o prefeiturável menos rejeitado, com 21%. Na nova rodada, ele já aparece com 26%. Agora, Raul Henry aparece como o menos rejeitado pelo eleitorado (24%). Cadoca segue na dianteira, com 40% de rejeição, ante 41% da útlima avaliação. Mendonça é rejeitado por 32% dos eleitores.

De acordo com o Datafolha, “considerando-se a margem de erro da pesquisa, não é possível afirmar que João da Costa será eleito no primeiro turno. O cálculo por votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos, e é baseado nesse sistema que a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial da eleição”.

Foram entrevistados 1.007 eleitores recifenses com 16 anos ou mais, nos dias 29 e 30 de setembro.

Nenhum comentário: