sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Municípios do NE terão mais da metade das tropas federais

A reunião do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida ontem, atendeu as solicitações de mais 39 municípios que solicitaram o envio de forças federais para garantir a segurança no pleito do próximo domingo, dia 5. Agora, já chega a 341 o número de cidades com pedidos aprovados.

Serão 107 municípios do Pará, 107 do Rio Grande do Norte, 39 do Amazonas, 20 de Alagoas, 20 de Sergipe, 20 do Piauí, 13 do Maranhão, quatro do Amapá, quatro de Mato Grosso do Sul, três da Paraíba e dois do Tocantins. No Nordeste, como se vê, apenas Bahia, Pernambuco e Ceará não receberão reforço na segurança pública. Ao todo, 183 cidades da Região contarão com a ajuda das tropas. Ou seja, mais da metade (53,66%) das solicitações de todo o País irá para o Nordeste.

Nas eleições municipais de 2004, foram mandadas tropas para 344 cidades de 12 estados diferentes. No momento, já foram repassados cerca de R$ 41,6 milhões para o Ministério da Defesa administrar o envio do reforço federal, além das operações militares na cidade do Rio de Janeiro.

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, convocou uma sessão extraordinária para hoje, às 18h. Na reunião, o plenário publicará as últimas decisões relativas às eleições. Normalmente, os encontros acontecem apenas às terças e quintas, mas a alta demanda de processos levou o tribunal a se reunir, praticamente, todos os dias.

Nenhum comentário: