quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Taxa de desemprego se mantém estável e fecha setembro em 7,6%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, na manhã desta quinta (23), que a taxa de desemprego de setembro ficou em 7,6%, mantendo-se estável em relação a agosto. O resultado é o menor da série para esse mês. Na comparação com setembro de 2007, houve queda de 1,4 ponto percentual. Já a população ocupada, hoje em torno de 22 milhões, cresceu 0,7%. A Pesquisa Mensal de Emprego ainda revelou uma alta de 0,9% no rendimento médio real dos trabalhadores, que já atinge R$ 1.267,30.

Nas seis regiões abrangidas pelo levantamento, o indicador não apresentou variação estatisticamente significativa na comparação mensal. Entretanto, comparando-se com setembro de 2007, a taxa de desocupação apresentou quedas expressivas no Recife (-3,7 p.p.), em Salvador (-2,2 p.p.), Belo Horizonte (-1,4 p.p.), São Paulo (- 1,4 p.p.) e Porto Alegre (- 1,4 p.p.). Em relação ao contingente de desocupados, a pesquisa não destaca qualquer movimentação significativa entre agosto e setembro.

De todas as capitais pesquisadas, as duas nordestinas, Salvador e Recife, apresentaram as maiores taxas de desocupação de setembro, fechando o mês com 11,3% e 8,9%, respectivamente. Embora soe negativo à primeira vista, os resultados são os menores para um mês de setembro desde o início da série, em 2002. A taxa mais baixa foi observada em Porto Alegre (5,7%). Logo em seguida, estão Belo Horizonte (6,1%) e Rio de Janeiro (6,9%). Já São Paulo fechou o mês com 8%, ficando um pouco acima da média nacional.

Nenhum comentário: