quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Nordeste lidera número de municípios que terão tropas federais

Até agora, 302 municípios brasileiros receberão tropas federais no dia das eleições. Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão administrativa extraordinária, aprovou mais 21 pedidos. Dos 302 pedidos feitos em todo o Brasil, 149 vêm do Nordeste. Ou seja, praticamente metade das solicitações atendidas (49,33%) são de municípios da Região.

Ao todo, receberão reforço na segurança: 107 municípios do Pará, 107 do Rio Grande do Norte, 36 do Amazonas, 19 de Alagoas, quatro do Amapá, nove de Sergipe, dez do Maranhão, quatro do Mato Grosso do Sul, três da Paraíba, dois do Tocantins e um do Piauí. No Nordeste, apenas Bahia, Ceará e Pernambuco não terão apoio das tropas federais para o pleito. Entretanto, o município cearense de Penaforte ainda aguarda definição do TSE. Na Bahia, a única cidade que solicitou ajuda, Utinga, já teve sua solicitação negada.

Normalmente, o pleno do Tribunal se reúne às terças e quintas, mas em tempo de eleições os encontros se tornam mais freqüentes. Na próxima sexta (3), por exemplo, o ministro Carlos Ayres Britto já convocou uma sessão plenária extraordinária, que acontecerá às 15h.

No momento, já foram repassados cerca de R$ 41,6 milhões para o Ministério da Defesa administrar o envio de forças federais aos estados, além das operações militares na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: