terça-feira, 2 de setembro de 2008

Lula dá o pontapé para início da produção do pré-sal

** do G1

O petróleo em águas ultraprofundas da camada
pré-sal, que segundo a Petrobras se estende em uma área de 800 quilômetros de extensão que vai do Espírito Santo a Santa Catarina, já criou muita polêmica - especialmente no que se refere ao que fazer com o dinheiro que o óleo nela contido -, mas a "estréia" da produção acontecerá nesta terça-feira, no navio-plataforma P-34, em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Enquanto a comissão interministerial formada pelo governo federal decide o que fazer com as reservas ainda não estimadas do pré-sal - montar ou não uma nova estatal para administrar esse petróleo, direcionar ou não todo o dinheiro gerado por ele para a educação -, o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, diz que o poço P-103, no Campo de Jubarte, que vai "inaugurar" o pré-sal, será uma "escola" para a empresa.

Em entrevista coletiva em Vitória (ES) nesta segunda-feira (1º), ele afirmou que as equipes técnicas vão usar os dados deste primeiro poço para otimizar os investimentos no futuro. Na semana passada, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabirelli, estimou que os investimentos no setor de águas ultraprofundas da empresa ficarão em US$ 112 bilhões até o fim de 2012.

"Os volumes encontrados (na camada pré-sal) provavelmente serão muito grandes. Só em Tupi (campo da camada pré-sal), temos de 5 a 8 bilhões de barris. Para tirar esse petróleo, precisamos de muitos investimentos", disse Gabrielli, durante discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), na última sexta-feira (28).

Nenhum comentário: